No dia 06 de maio de 2009, tivemos uma palestra muito interessante com o palestrante Rogério Ferrarás, durante o IX Intercap, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), a respeito do Cinema de Bordas.
Cinema de Bordas é o termo utilizado para se referir a filmes que se basearam em outros filmes utilizando-se de cenas, idéias e até mesmo músicas que foram utilizadas em outras peças cinematográficas, ou seja, em outras palavras, podemos fazer alusão a própria metalinguagem presente neles.
Enquanto explicitava sobre os filmes, Rogério Ferraraz apresentava trechos de filmes para exemplificar a sua tese. Tais filmes apresentados durante a palestra foram:
- Os Saltibancos (Os Trapalhões).
Link no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=YHJKA8MjK7w
Percebe-se nesse trecho que os Trapalhões fazem alusão ao Velho Oeste presente nos filmes "Hollywoodianos".
- As Sete Vampiras.
Link do Trailer no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=V-qcWd4oTbY
- Gringo não perdoa, mata.
Como já realizei diversas pesquisas/ trabalhos acadêmicos enfatizando o assunto, mas na esfera textual, verifiquei que a metalinguagem está presente também na área cinematográfica e foi extremamente importante tomar conhecimento a respeito disso.
Joyce C. L. Gomes – RGM 61096 – Up & Down – UMC – Mogi das Cruzes/SP.
Nem todos os filmes de bordas fazem essa colagem explícita, alguns são considerados de bordas por estarem "às bordas" do cinema convencional, procure!
ResponderExcluir