18 de janeiro de 2010

A criança tende a ser passível de carência em diferentes camadas sociais.

O maior problema sugerido, há muito tempo pelos meios de comunicação, é a falta de emprego e também a má remuneração. Acredita-se que isto seja o maior responsável aos vários problemas vividos pelos pobres. E se conseguisse mudar isto, a qualidade de vida mudaria e se elevaria. Será que o dinheiro é algo essencial para dar estabilidade à criança? Será que os pais deveriam privar seus filhos de afeto mesmo tendo uma situação financeira estável? Dificilmente conseguiríamos apenas uma resposta para estas questões, pois, a criança, nada mais é do que o reflexo daquilo que ela vê e convive habitualmente.

As crianças pobres podem ter interesse aos estudos mas, em muitas vezes, a família não consegue acompanhar o seu crescimento intelectual e dar-lhe a segurança necessária para continuar algo que já foi iniciado. Se a criança continua disposta, não se abate com os problemas, procura ajuda em outros lugares como na escola, por exemplo, e nomeia um dado professor para ser o seu padrinho na vida escolar, ela tende a ser excelente, dentro da escola. Mas, isto não acontece com todos... Já a maioria das crianças se tornam indiferentes, buscam receber tudo mastigadinho, não se atrevem na sua evolução intelectual e, apenas vão à escola para garantir que passarão para o ciclo seguinte.

Mas a carência está presente também naqueles que são considerados ricos. Os pais têm uma estrutura estável mas costumam estar ausentes na vida do(a) filho(a). A criança, então, faz algo para chamar à atenção mas o que recebem são as punições, os castigos. Desprovida de atenção, ela se torna apática, se fecha e dificilmente deixa outra pessoa entrar em seu mundo, pois, teme ser desprezada novamente.

Mas, não são apenas estes casos que se encontram presentes na sociedade. Quando os pais interagem com os seus filhos, tanto os ricos quanto os pobres, sendo muito mais do que pais, ou seja, amigos, os filhos são mais astutos, independentes e curiosos.

De acordo com a nossa realidade, é normal uma criança fracassar na escola pois há muitos problemas à sustentação de uma família e, em muitas vezes, a falta de estrutura é crucial à criança. A obtenção do dinheiro é algo muito importante, mas o mais importante à criança é: a segurança, o afeto, a harmonia, a base familiar etc.

Joyce Cristina Leme Gomes - RGM: 163.388 - Letras - 2ºON - Data: 12-11-02 - Prof. Dr. José Miguel Mattos - UBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário