18 de janeiro de 2010

Análise: Obscuro objeto do desejo.

O texto de Carolina Costa “Obscuro objeto do desejo”, é temático. Podemos notar que foi construído basicamente com termos abstratos: “sexualidade”, “mito”, “sociedade” etc. Aborda um tema genérico, sendo que o assunto referido é de extrema importância em qualquer lugar ou tempo: “Uma família sabe da impossibilidade de permanecer uma hora reunida em frente à TV” (...), ou seja, a sexualidade está presente até mesmo em programas inocentes.

Nele, podemos notar que há uma transformação: há um pudor ao falar sobre; enquanto, os meios de comunicação extrapolam à exposição do tema. Nota-se que a comparação está presente no texto, pois, ele compara a super exposição do tema no meio de comunicação e, com a dificuldade da sociedade não conseguir abordar o assunto. O tempo verbal predominante é o presente atemporal: “O sexo é uma fonte de prazer”, entre outros exemplos. Este tempo verbal, na dissertação, se refere tanto ao passado, como o presente ou o futuro, pois, independente da hora que é mencionado, a pessoa fica envergonhada ao tratar sobre algo tão natural. Por ser um texto temático, apresenta a transformação e constrói a sua progressão com base na relação lógica entre os seus enunciados, sendo assim, um dos atributos da dissertação.

A autora quis colocar em debate o que está acontecendo atualmente. Nota-se que, em qualquer momento da vida diária, a sexualidade está mais do que presente, mas, há a superexposição sem trazer qualidade ao tema. Esse mundaréu de informações que estão sendo evitadas pelos adultos, que se sentem constrangidos ao debater sobre as diversas faces da sexualidade e sanear as dúvidas dos jovens, causam conseqüências desastrosas como: “Gravidez indesejada, o aborto improvisado, a banalização do afeto e suas conseqüentes implicações emocionais”. A autora quis apresentar que, as conseqüências são visíveis e, é uma questão de saúde pública, além de ética e moral para solucionar este problema de superexposição.

Joyce Cristina Leme Gomes - RGM: 163.388 - Letras - 2ºON - Data: 22-10-02 - Prof. Dr. José Miguel Mattos - UBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário