26 de agosto de 2013

O que é estrangeirismo?

Atualmente, vemos várias palavras de origem inglesa sendo utilizada no cotidiano brasileiro. Esse empréstimo de palavras de uma língua para outra se chama "Estrangeirismo".

Ana Paula de Araújo (S/D) explica no site da Infoescola que

O estrangeirismo é um fenômeno linguístico que consiste no uso “emprestado” de uma palavra, expressão ou construção frasal estrangeira, em substituição de um termo na língua nativa. (...) Para que seja considerado uma figura de linguagem, é necessário que tenha valor estilístico para o texto, a palavra estrangeira deve ser conhecida e utilizada na língua nativa. (Araújo, S/D)

A autora complementa que 

No caso da língua portuguesa, existem muitos estrangeirismos vindos da língua inglesa, talvez seja essa a língua mais influente na atualidade por ser utilizada como língua universal. Este fato faz com que muitos produtos importados venham sempre com as informações e inglês, assim como internet, livros, moda etc. A influência da cultura não poderia deixar também de influenciar a linguagem. (Araújo, S/D)

Como observado, o Estrangeirismo é comumente encontrado em nossa língua. Partindo de um bate-papo sobre isso, durante a aula, os alunos levantaram vários exemplos de termos "incorporados a nossa língua" e que são facilmente encontrados no nosso cotidiano.

Partindo desse bate-papo, os alunos refletiram e buscaram outros exemplos de palavras inglesas incorporadas à língua portuguesa e montaram um "Pictionary".

Abaixo, segue alguns "Pictionaries" produzidos pelos alunos: 



E você? Quais os estrangeirismo lembra agora?


REFERÊNCIA

ARAÚJO, Ana Paula. Estrangeirismo. InfoEscola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/linguistica/estrangeirismo/>. Acessado em: 26/08/2013. 19h39min.

5 comentários:

  1. milkshake
    hamburguer
    light
    top model
    fitness
    notebook
    big brother
    windows
    e-mail
    pen drive

    ResponderExcluir
  2. Milkshake
    Internet
    Call
    E-mail
    Big brother

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fast-food
      Pedigree
      Shopping
      Videogame
      Show
      Firmes
      Notebook
      Book
      Drive thru
      Gift

      Excluir
  3. Notebook
    Gift
    Firmes
    Milkshake
    Hambúrguer
    Big Brother
    Show
    Internet
    Fitness

    ResponderExcluir