23 de junho de 2010

A propaganda no rádio

O rádio surgiu na década de 1920. Nesse período houve a introdução das indústrias no Brasil. Nesse período estas mulheres estavam ganhando mais espaço, pois estavam fazendo parte do proletariado. Nesse período elas começaram a receber o seu salário e a ser impactadas pelo cinema.

Nesse período, a música começa a seguir o ritmo das máquinas, surgindo a música “Pelo Telefone”. Devido a essas mudanças na sociedade, percebe-se a necessidade de criar um produto/ mídia para atender a sociedade e a transmitir informações e entretenimento à massa popular. Com isso foi criado o rádio.

O rádio se tronou um veículo de comunicação popular, facilitando à compreensão daqueles que não eram alfabetizados. O intuito do rádio era estabelecer um diálogo entre o emissor e o receptor. Para isso, essa mídia utilizava de três itens para ganhar audiência como a ifnroamção (credibilidade), música e futebol (entretenimento).

Nesse período, a política era a política do “Café com Leite”, pois os representantes dos estados que governavam era de São Paulo e Minas Gerais. Nessa época, São Paulo produzia o café, ao passo que, Minas produzia o leite. Getúlio acaba com essa política café com leite através de um golpe militar onde este rasgou a constituição. Nesse período os estudantes fizeram um protesto contra Getúlio Vargas e, devido à morte de quatro pessoas, começa a Guerra Civil.

Getúlio ameaçado diante das circunstâncias, reverte a situação utilizando-se do rádio contra São Paulo e seus aliados. A partir de então surge a propaganda no Brasil. Getúlio Vargas, nesse período, produziu um propaganda com sotaque paulista contra os gaúchos, nordestinos fazendo com que percebessem que São Paulo se achava superior em relação a eles, ou seja, houve a “desaliação” devido a superioridade que São Paulo tinha perante aos demais estados.

Devido a pobreza, desemprego vivenciada no mundo, encontraram duas soluções para resolver essas questões através do Nazismo (na Alemanha), e o Comunismo (na União Soviética). No Nazismo era necessário apenas uma filosofia, um chefe e um só objetivo. Quanto ao Comunismo era a revolução do proletário contra os burgueses. O rádio transmitia as informações do que vinha acontecendo no mundo, originando-se movimentos nazistas e comunistas aqui também. Nesse período nasceu também o Partido Comunista no Brasil.

Percebendo a grande sacada do rádio, Getúlio Vargas cria a Rádio Nacional. Essa rádio focava-se primeiro no jornalismo (credibilidade), seguida do futebol (Copa do Mundo, Campeonato Brasileiro) e, por último, a música. Getúlio cria o Departamento de Imprensa e Propaganda (D.I.P.), cujo intuito era censurar tudo o que o governo lhe achasse prejudicial.

O rádio possui como significante a questão da persuasão e o poder de controlar e como significado a idéia de que todos são iguais e que existe apenas um único mercado “O Mercado Nacional Brasileiro” e com isso a propaganda atinge a todos igualmente. Getúlio era a favor da Alemanha durante a guerra, mas os Estados Unidos se mostraram interessados, por motivos geográficos, no Brasil e mandou o cineasta Orson Wells com o intuito de aproximar os países. A partir desse relacionamento Brasil X Estados Unidos, este passa a introduzir produtos americanos como caneta, por exemplo. Como o rádio não trabalha com o visual, tinha (e ainda tem) dificuldade de vender produtos, houve a necessidade de criar outro veículo de comunicação: a TV. Porém, isso é outra história!

Sabe-se que o rádio ainda é o veículo de comunicação mais utilizado, devido a praticidade e o fato de todos terem um em sua casa.

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