22 de junho de 2010

A origem da Publicidade no Brasil

Segue a transcrição de um trecho da prova realizada para a disciplina “História da Comunicação”, sob orientação do Prof. Mário Sérgio de Moraes, no curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, 2010.

"No início, a comunicação se dava através da troca da convivência dos mais próximos, pois ainda não havia a tecnologia que existe hoje. Essa troca de informação dentro de um determinado local culminou a cultura.

Percebe-se que a cultura nada mais é do que tradições que são transmitidas de geração a geração, de pai ao filho. E antigamente quando ainda não havia a escrita, utilizava-se apenas a oralidade. Com o passar do tempo, nota-se que esses saberes foram além do círculo familiar, estendendo à comunidade e assim, diante dos regionalismos, diferenciando uma comunidade de outra.

A linguagem é um fator determinante que engloba a língua falada e a escrita. As pessoas precisavam se comunicar tanto no modo oral quanto na escrita. Com isso, devido ao contexto social daquele período, gerando a comunicação de massa, onde o que predominava era a ideologia daquele que detinha o “ poder”.

A primeira propaganda que se tem notícia aqui no Brasil, é a venda de um escravo negro pelo seu dono. Esse anúncio se deu num jornal local. E a partir desse anúncio, pode-se verificar que o mais importante, não é o produto em si (no caso o negro), mas sim quem anunciou (o Barão de Cotejipe). A venda do escravo acontece, mas não por causa dos atributos do “produto” relatado no anúncio, mas sim por ter sido anunciado por alguém renomado. Ou seja, considerando o “Barão” como marca e o “escravo” como o produto percebe-se que a marca é mais importante do que o produto em si. E as pessoas já compravam devido a importância da marca e não ao produto.

Desde então, os veículos de comunicação em massa foram se adaptando ao contexto social originando e expandindo a mídia impressa. A primeira mídia utilizada no Brasil, como se sabe, foi o jornal, seguida da revista e assim originando outras mídias, com outros objetivos, em outras épocas."

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