18 de janeiro de 2010

Síntese: Gêneros Textuais: definição e funcionalidade.

Gêneros textuais: definição e funcionalidade.

1. Gêneros textuais como práticas sócio – históricas.
- Os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia.
- São entidades sócio – discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa.
- Não são instrumentos estanques e enrijecedores de ação criativa.
- Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos.
- Observação histórica do surgimento dos gêneros revela que, numa primeira fase, povos de cultura oral desenvolveram um conjunto limitado de gêneros. Após a invenção da escrita alfabética, multiplicam-se o gênero (típicos da escrita). Numa terceira fase, os gêneros expandem-se com o florescimento da cultura impressa para, na fase intermediária de industrialização, dar início a uma grande ampliação. Hoje, na fase denominada cultura eletrônica, encontramos novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto oral como na escrita.

2. Novos gêneros e velhas bases
- As tecnologias ligadas à área de comunicação propiciaram o surgimento de novos gêneros textuais.
- A intensidade do uso dessa tecnologia e sua interferência nas atividades comunicativas diária influenciaram o aparecimento de novos gêneros textuais.
- Transmutação de um gênero e na assimilação de um gênero por outro gerando novos.
- “Mesmos texto” e “mesmo gênero” são diferentes.

3. Definição de gênero e tipo textual.
- Tipo textual – é usado para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza lingüística de sua composição (narração, argumentação, exposição, descrição, injunção).
- Gênero textual – é usado como uma noção vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio – comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica (telefonema, sermão, carta etc.).
- Domínio discursivo – designa uma esfera ou instância de produção discursiva ou de atividade humana.
- Texto é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. Discurso é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva.
- Tipo textual – seqüências lingüisticas típicas.
- Gênero textual – ação prática, circulação sócio – histórica, funcionalidade, conteúdo temático, estilo e composicionalidade.

4. Algumas observações sobre os tipos textuais.
- Em todos estes gêneros se realiza, também, tipos textuais podendo ocorrer que o mesmo gênero realize dois ou mais tipos.
- Um tipo textual é dado por um conjunto de traços que formam uma seqüência e não um texto.
- Textos narrativos – seqüência temporal.
- Textos descritivos – seqüência de localização.
- Textos expositivos – seqüência analítica ou explicativas.
- Textos argumentativos - seqüências contrastivas ou explícitas.
- Textos injuntivos – seqüências imperativas.

5. Observações sobre os gêneros textuais.
- intertextualidade inter – um gênero com função de outro.
- Heterogeneidade tipológica – um gênero com a presença de vários tipos.

6. Gêneros textuais e ensino.
- Os interlocutores seguem em geral três critérios para designarem seus textos:
a. canal/ meio de comunicação.
b. Critérios formais.
c. Natureza do conteúdo.
- Os gêneros são geralmente determinados com base nos objetivos dos falantes e na natureza do tópico falado.
- Deveria haver na produção de cada gênero textual os seguintes aspectos:
a. Natureza da informação ou conteúdo veiculado.
b. Nível de linguagem.
c. Tipo de situação em que o gênero se situa.
d. Relação entre os participantes..
e. Natureza dos objetivos das atividades desenvolvidas.
- No ensino pode-se tratar dos gêneros e levar os alunos a produzirem ou analisarem eventos lingüísticos os mais diversos, tantos escrito quanto orais, e identificarem as características de gênero em cada um.

7. Observações finais.
- Observar tanto a oralidade como a escrita em seus usos culturais.

MARCHUSCHI, L.A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In DÍONISIO, A. P. et al. Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
 
Joyce Cristina Leme Gomes - RGM: 163.388 - Letras - 2ºON - Data: 27-08-02 - Prf. Dr. José Miguel Mattos - UBC

Um comentário:

  1. Achei muito interessante seu blog, pois me ajudou bastante numa pesquisa companheira. Até outro encontro fique com Deus. kk

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