2 de dezembro de 2009

Dissertação: Globalização, Mercado Financeiro e Imagem.

A década de 90 é considerada a década de introdução da Globalização ao mercado financeiro, ao capitalismo. O capitalismo continua sendo predominante na economia dos países, porém essa economia se “entrelaçou” e possibilitou a abertura comercial à formação de uma sociedade global. Dessa maneira, o que acontece num país poderá subseqüentemente afetar a outro e assim por diante. Percebe-se esse entrelaçamento diante da crise financeira vivenciada recentemente, que começou com a quebra do banco norte americano e se estendeu e afetou a outros países, sendo que o mercado financeiro atualmente é mundial.


Nesse período de globalização, nota-se que as grandes corporações se destacam, ao passo que o Estado perde o seu poder dentro da sociedade. Ou seja, as indústrias estão preocupadas em produzirem os seus produtos e de exportarem o produzido para os outros países. Nesse período percebe-se que as corporações ganham tanto destaque, sobrepondo-se ao próprio Estado. Nesse quesito pode ser mencionada a Microsoft, pois atualmente ela é uma corporação que se tornou tão importante e tão indispensável na vida das pessoas, e quase toda a tecnologia que encontramos atualmente está relacionada a ela.


Com o crescimento das multinacionais, cresceu também o caos ambiental, visto que essas empresas/ indústrias poluem e prejudicam o meio ambiente. Embora essas empresas estejam preocupadas com a sustentabilidade, com o intuito de mostrar que elas estão preocupadas com o ambiente, esse caos ainda permanece, pois continua havendo o crescimento na camada de ozônio, poluição dos rios etc.


Assim como a Microsoft se tornou a maior corporação no mercado financeiro, a internet foi uma criação que também auxiliou no acúmulo de informações, visto que todos os conteúdos podem ser armazenados nela, porém informação é diferente de conhecimento. A internet é um objeto onde é possível armazenar várias informações/imagens, entretanto, a gente escolhe aquilo que realmente é importante para tomarmos conhecimento.


Embora seja utilizado muita a imagem/ em diversos veículos de comunicação, isso permitiu com que também houvesse a homogeneização da cultura e também da diversão. Com a tecnologia em alta, a troca de informações que costumava ocorrer com o vizinho da casa ao lado, foi ampliado tornando-se possível essa troca de convivência com alguém que se encontra do outro lado do mundo, através da internet.


A vigilância se tornou constante, devido às câmeras de seguranças instaladas nas ruas, em estabelecimentos privados, institucionais e também nas ruas, estradas e avenidas etc. e também na internet quando visitamos determinados sites e toda essas informações acabam sendo armazenadas num banco de dados. Isso também acontece em outras situações, com outros objetos. Atualmente, com esse mundo globalizado, vivemos num mundo onde tudo é monitorado, ou seja, vivemos num, por assim dizer, “Big Brother” onde ninguém fatura aquela bolada em dinheiro ao final do jogo.


A globalização é conhecida como o período do consumismo, pois a predominância nesse período é a da imagem e em qualquer lugar que estamos, sempre há uma imagem para persuadir o seu público alvo e permitir com que esse target goste e compre os produzidos pelas corporações. De certa maneira, essa imagem é utilizada com o intuito de alienar à massa popular e ela está presente em quase todos os tipos de veículos de comunicação. E é devido a essa imagem utilizada que, pela publicidade, pelo jornalismo, cinema etc., permite com que o dinheiro gire, culminando o mercado financeiro local e também global satisfatório.


Nesse período de globalização, a predominância (embora haja) não é mais a de carteiras assinadas. O emprego formal foi cedendo lugar ao informal, onde, se tornou mais importante “quantos trabalhos você já fez” e não mais “o quanto tempo você ficou numa empresa”. Com isso, houve certo acréscimo no mercado de trabalho informal que, de certa maneira, acabou enriquecendo ainda mais as corporações e empobrecendo as instituições públicas.


Em suma, a globalização, o mercado financeiro e a imagem estão interligados. Em determinadas situações, com relação à globalização, há o favorecimento como, por exemplo, trocar informações com o seu vizinho virtual, comprar produtos do outro lado mundo pela internet, porém, em outras favorece negativamente como, por exemplo, a quebra financeira do banco norte americano, pois prejudicou outros setores da economia tanto dos EUA quanto de outros países. Por um lado, essa globalização permite com que as grandes potências econômicas sempre permaneçam no topo e, devido a globalização, dificulta, de certa maneira, aquelas que precisam se desenvolver tanto financeira quanto tecnologicamente como acontece na África, por exemplo. É difícil de avaliar os prós e contras sendo que ainda vivemos nesse mundo globalizado onde toda a informação/imagem “voa” de um ponto distante a outro em questão de poucos minutos.


Nome: Joyce C. L. Gomes RGM: 61096 Data: 13/11/2009

Prof.: Mário Sérgio de Moraes Economia e Política 02 Publicidade e Propaganda / UMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário