30 de maio de 2009

Um mesmo assunto e dois tipos diferentes de abordagem da mídia mogiana.

No último dia 21 de abril foi feriado nacional. No jornal SPTV 1º edição da TV Diário, o repórter William Tanida percorreu as ruas de Suzano, e questionou alguns moradores sobre a origem do feriado de Tiradentes, visto que há várias ruas no Alto Tietê com este nome. Muitos não se recordaram quem fora este mártir, e o jornalista fez um apanhado geral do que foi a Inconfidência Mineira e porque essa revolução foi importante para o nosso país.

Já no Jornal MogiNews a abordagem é diferente. O artigo que fala sobre Tiradentes contem uma figura deste, como se fosse a imagem e semelhança de Jesus Cristo. A pesquisadora explica o conceito sobre o período da revolução, como pode ser observado no jornal. Pode-se observar que o conteúdo mencionado por ela, é o mesmo ensinado pelo ensino regular há décadas tanto da rede privada quanto estadual. Quanto ao prof. Mário Sérgio, ele discorda da figura criada de Tiradentes e afirma que, segundo pesquisas, este era mulato e, não possuía cabelos e barba comprida, pois era cortado/raspado antes do enforcamento.


Através desses dois veículos de comunicação, podemos verificar as diferentes maneiras de abordar um mesmo assunto. O primeiro questiona antes de explicar e o segundo explica antes de questionar. Independente da ordem dos fatores, o que podemos perceber é que a origem de um feriado passa, muitas vezes, despercebido pela sociedade, pois esta quer apenas descansar/ relaxar do cotidiano corrido que tem.




De Reportagens


REFERÊNCIA



RUIZ, Nayara. Tiradentes entre o mito e a realidade. Mogi News, Mogi das Cruzes, 21 de abril de 2009. Cidades. p.06.

Joyce C. L. Gomes – RGM 61096 – Up & Down - UMC - Mogi das Cruzes/ SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário