30 de maio de 2009

Alunos do 4º ano de Publicidade e Propaganda participaram do concurso realizado pela TV Diário à realização da Campanha da Festa do Divino de 2009.

A TV Diário promoveu um concurso para os estudantes do 4º ano de Publicidade e Propaganda da UMC para estes elaborarem uma campanha publicitária institucional enfatizando a Festa do Divino do ano de 2009.

Com base no Briefing fornecido pela emissora de televisão, as agências tiveram que organizar uma mostra de 5 peças de filme e 5 de jornal para serem veiculadas na mídia à divulgação do evento católico. Tais peças deveriam abordar os seguintes temas:

A história/ origem do Divino;
O significado;
A força espiritual;
As bandeiras dos anos anteriores;
A bandeira de 2009.

No dia 08/04, 07 agências apresentaram, no Centro Cultural da UMC, as suas propostas de campanha para serem avaliadas pelos jurados Axel Godói, Josemir Campos, Marcelo Callori, Leandro Mazigal, Prof. Paulo Izumi, Rodrigo Odói, Daniel Ferrari e Wellington Santos. As agências deveriam utilizar o slogan “Deus é bom. Faz maravilhas em nossa família” e fazer a sua apresentação em 15 minutos.

As agências participantes foram:
- Essência Agregada – teve a idéia de fazer um quebra cabeça com a bandeira do Divino, onde os fragmentos eram conectados no decorrer da campanha.
- Sapo – apresentou a sua idéia através de desenhos as histórias que deveriam ser filmadas e narraram o áudio a parte.
- Zoom – realizou uma foto montagem para ser exibida como filme e as peças do jornal foram feitas em formato de teatro onde este tinha a pomba na cortina e as fotos em forma de vitral.
- Lecoq – fez um vídeo narrado com fotos retiradas do acervo da UMC. Utilizou as mesmas fotos nas peças de jornal.
- Soul Marketing – o pombo tinha as pontas das penas coloridas representando as cores das fitas e o mesmo pombo sobrevoava fotos tanto no filme quanto na peça do jornal.
- Adapt – pesquisou o assunto da festa do divino e em todas as peças teria a pergunta “Você sabia que... (e a informação)?” juntamente com uma mão onde esta disporia as fotos em formato Polaroid seguida da informação.
- Criaqui – o filme foi apresentado em formato de storyboard onde as estórias se conectavam.

Comentários:

Daniel Ferreira e alguns jurados agradeceram a participação de todas as agências e disseram que todas as idéias eram ótimas, porém deveriam escolher apenas uma.

Então, o resultado foi o seguinte:

Foram totalizados 2098 pontos sendo que em 1º ficou a Agência Zoom (com 352 pontos - 16,8%), em 2º a Lecóq (com 349 pontos – 16,63%) e em 3º a Sapo (com 340 pontos – 16,21%).

Embora caloura em Publicidade e Propaganda, é interessante ressaltar que foi muito gratificante assistir as apresentações feitas pelas agências do 4º ano, pois, mesmo sendo uma campanha institucional, pude perceber que houve um acervo muito grande de idéias e isso acrescentou e muito na minha vida acadêmica.

Joyce C. L. Gomes – RMG: 61096 – Up & Down - UMC - Mogi das Cruzes/SP

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