29 de maio de 2009

Pontão de Cultura do Alto Tietê - Cultura e Meio Ambiente Tecendo o Saber.

No dia 12/03 (quinta-feira) o Prof. Mário Sérgio de Moraes solicitou para que nos dirigíssemos, no período de sua aula, ao Teatro da Universidade Mogi das Cruzes para que assistíssemos ao lançamento do primeiro Pontão de Cultura do Alto Tietê: Cultura e Meio Ambiente Tecendo o Saber. Neste evento esteve presente o Secretário do Ministério da Cultura Célio Turino, alguns Secretários Municipais, Vereadores, Artistas, Grupos e Entidades Sociais da Região.

O Secretário Célio Turino elogiou a iniciativa referente à cultura que a região vem adotando. Mencionou sobre a exposição indígena que se encontra atualmente na Ilha Marabá. Ele definiu a cultura como sendo um ato de cuidar de si, cuidar dos outros, cultivar o que a gente tem de melhor. Comentou sobre o educador Milton Santos, pois este abriu uma maior possibilidade para os deficientes estarem inseridos na sociedade, pois estes não conseguiam se emancipar. Ressaltou que os paradigmas deveriam ser quebrados, que deveríamos ser mais confiantes em relação ao próximo. Acrescentou que deveríamos ser mais autônomos e protagonistas no projeto, que deveríamos sair da carência de cultura para entrar nela com mais potência. Afirmou que atualmente está ocorrendo uma transformação no processo, pois estamos com medo das nossas crianças, daquelas que estão nas ruas, e não deveríamos ter, pois são inofensivas e deveríamos tirar elas de lá e cuidar delas. Incentivou mais uma vez à participação do projeto e salientou que essa iniciativa deveria ser apresentada a outras universidades privadas como modelo de sucesso. Finalmente, anunciou que Mogi das Cruzes terá mais 10 Pontos de Cultura, como o Toque na Cuca, que funciona na UMC.

Além do discurso do secretário da cultura, houve o comentário de alguns dos convidados presentes. Também, foi exibido um esquete teatral, bateria mirim etc.

Participar desse evento foi interessante, pois, ao mesmo tempo em que foi ouvido o discurso do Secretário da Cultura, pudemos perceber que todos estão engajados para revelar os talentos presentes na região sem se esquecer da nossa história. E isso é importante, pois temos que cuidar e expor o que temos de melhor daqui e manter viva a nossa cultura.

Joyce C. L. Gomes – RGM: 61096 – Up & Down – data: 09/04/09 - UMC
Mogi das Cruzes/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário