25 de março de 2012

Técnicas para gerenciamento de tempo

















Hoje estava folheando o jornal Folha de São Paulo. Deparei-me com um post-it, logo na primeira página do caderno de empregos, com a seguinte frase “Se as tarefas que você tem a cumprir em um dia de trabalho não couberem neste espaço, pode esquecer”.

A chamada para a reportagem prendeu a minha atenção, pois tenho certo problema com gerenciamento de tempo. Além de mim, outros devem passar por isso. Quem consegue gerenciar o seu tempo nesse cotidiano corrido? 

Atualmente vemos que muitas pessoas estão atoladas de serviço, que não conseguem administrar e executar as mesmas tarefas em menos tempo. Esse acúmulo de atividades pode gerar estresse. E ficar estressado é ruim! 

Então, a reportagem de Olívia Florência (2012) aborda esse tema e traz algumas técnicas para auxiliar na questão do gerenciamento de tempo e, consecutivamente, aliviar o estresse do cotidiano, permitindo com que a pessoa se planeje, realize as tarefas em menos tempo e tenha tempo livre para descontrações, familiares, amigos etc. 

A jornalista apresenta sete técnicas para auxiliar no gerenciamento das atividades: 

1. GTD 
“Getting Things Done”, ou fazendo as coisas acontecerem, não se baseia no conceito de priorização, mas da identificação das etapas a serem cumpridas. E diz que toda nova tarefa que possa ser executada em menos de dois minutos deve ser realizada imediatamente. (www.davidco.com). 

2. Mapa mental
É uma ferramenta para organizar os seus pensamentos. Seja pra listar tarefas ou gerenciar um projeto maior, o mapa mental tem como objetivo fazer com que você planeje, liste, entenda e visualize as etapas considerando sempre o todo, o global. (www.mindimeister.com). 

3. Técnica do Post-it 
Sua lista de tarefas é enorme? Então nem adianta a começar porque você certamente vai procrastinar. Para o inglês Mark McGuiness, as atividades de um dia tem de caberem um bloco de papel de 7,6 cmx 7,6 cm. A ideia é lembrar que o dia, assim como o quadrado de papel, é limitado. 

4. Neotriad
Baseia-se em um tripé que classifica as tarefas como importantes, urgentes e circunstâncias. A proposta é reduzir o tempo gasto com urgências e obrigações para investir nas importantes. O software do método ajuda a pôr em prática. (www.neotriad.com). 

5. Zen Habits
A técnica que é preciso desacelerar. Diminuir o estresse para conseguir forçar no que realmente é importante. É um blog cujo criador dá dicas de bem-estar e de organização para aumentar a produtividade. ( www.timemanagementninja.com). 

6. Posec
Sigla em inglês para priorizar, organizar, racionalizar, economizar e contribuir. O método defende que seus usuários agrupem as tarefas em seus blocos curtos e elenquem os objetivos por ordem de importância, obedecendo aos cinco critérios acima. 

7. Pomodoro
É a técnica do tomate (“pomodoro” em italiano). O profissional deve fracionar o seu dia concentrando-se em uma única atividade por 25 minutos, com pausa de 5 minutos. A segunda pausa será de 10 minutos, e a terceira, de 15. (www.pomodorotechinique.com). 

Além dessas técnicas, a reportagem menciona alguns aplicativos que prometem a ajudar a administrar o tempo. Alguns dos aplicativos mencionados são: Astrid tasks/ To-do list; Clear; Remember the Milk; Gtasks; Pomodoro Time; entre outros. 

No início, o gerenciamento de atividades requer um pouco mais de tempo para ser feito, porém, economiza a médio e longo prazo.

Embora a reportagem enfatize a questão empresarial, esse tema pode ser estendido a outras áreas como a artística, educacional, familiar etc.




Referências

FLORÊNCIA, Olívia. Má Gestão do tempo pode piorar estresse profissional: Técnicas de gerenciamento prometem ensinar a domar o relógio. Folha de São Paulo, São Paulo. 20 de Março de 2012. Empregos. 

___________________. Profissionais dizem o que deu certo: Métodos de administração do tempo incluem classificar tarefas e fracionar do dia de trabalho. Folha de São Paulo, São Paulo. 20 de Março de 2012. Empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário