15 de março de 2012

Decoupagem do Curta Metragem "O Sanduíche", de Jorge Jorge Furtado



Cena 1:
Um homem, com aproximadamente 30 anos de idade, conversa com uma mulher, aparentando a mesma idade. Os dois personagens aparentam ser um casal se separando e combinam de manterem contato após o rompimento.

Cena 2:
Corta esse trecho anterior, segue para a próxima cena em que ambas as personagens conversam e sugerem a ideia de ensaio, pois discutem sobre a finalização da cena. A personagem atriz mostra uma platéia imaginária para o outro personagem pedindo para que ele termine a cena.

Cena 3:
Retomam o ensaio da cena do casal que se despede. O homem diz à mulher que ela pode ligar. A mulher diz que está feliz por ela poder ligar. Reiniciam o diálogo sobre o recomeço do relacionamento diferente do relacionamento anterior. Os personagens homem e mulher voltam a ser os atores e finalizam a cena com a sugestão de um beijo.

Cena 4:
Os atores trocam a cena. Dessa vez o homem visita a mulher. Ambas as personagens tem cerca de 30 anos e conversam sobre o relacionamento conjugal anterior. Enquanto isso, a mulher se oferece para fazer um sanduiche para o homem. Continuam a conversa sobre o casamento anterior. A mulher entrega o sanduiche e oferece o suco. O homem aceita. Retomam a conversa sobre o rompimento do relacionamento. O homem pergunta a mulher porque acabou o relacionamento dela. Ela afirma que o marido não gosta do sanduiche que ela faz. O homem pergunta o que tem no sanduiche e a mulher enumera alguns itens, mas não todos, ela mantém segredo do tempero. O homem elogia o sanduiche e diz que homens que não gostam daquele sanduiche devem ter um problema sério. Ela agradece e comenta que o ex dela estava namorando outra e que ele contou isso a ela. A mulher pergunta ao homem sobre o ex-relacionamento dele. Ele responde que o relacionamento ficou chato e comenta sobre o termino do relacionamento e deixa certo mistério no ar. Mudam o foco da conversa e ele pede que ela conte o segredo sobre o tempero do sanduiche. Ela, curiosa por saber o resto, entrega o segredo. Retomam a conversa sobre o rompimento do relacionamento dele e ele disse que a ex comprou uma calça de couro que ele achou ridículo e não reconhece a sua parceira quando ela veste essa calça. O homem comenta que a ex dele é que rompeu com ele e suspeita que ela já tinha um outro cara e que a compra da calça de couro foi um sinal disso.  Retomam a conversa sobre o sanduiche e ele pergunta se páprica é vegetal. Ela responde que acha que é vegetal, porém compra somente em pó no supermercado. Ele diz que precisa fazer a compra no supermercado, pois compra apenas em loja de conveniência e afirma que está sozinho há 1 ano. O homem afirma que viu a mulher, com quem está conversando, no teatro com outro homem. Ela diz que é um amigo que é gay e completa que está sozinha. Ele diz que uma mulher que faz um sanduiche daqueles, não fica sozinha por muito tempo. Ela afirma que não são todos que experimentam o sanduiche que ela prepara. E ele indica que gostou do sanduiche e da companhia e diz que esse sanduiche poderia ser o primeiro de uma série. Os atores voltam à cena como se tivessem comentando sobre o ensaio da peça. A mulher sugere um beijo no final da cena. Ambos se beijam. Ela termina o beijo e diz que faltou mostarda

Cena 5:
Mostra em cena que é um ensaio, pois surge a staff de uma gravação. O diretor e a atriz conversam sobre fazer outra gravação, pois o ensaio foi melhor. Ele afirma que não precisa, pois foi bom. O homem entra em cena, conversa com a mulher com quem contracenava. Ele comenta que acabou o trabalho dele nessa gravação e ela diz que o inveja por isso, pois ela continua com o trabalho.   Eles combinam um reencontro para conversar sobre outra peça e ele vai embora com outra garota. Um homem da staff, que está sentado, experimenta o sanduiche. Ele não gosta, arranca uma folha do caderno em que fazia anotações, cospe o sanduiche nesse papel e deixa o papel sobre uma mesinha e sai de cena.

Cena 6:
O cenário está sem atores. Vozes de diferentes pessoas da platéia aparecem na gravação enquanto a cena se distancia. Aparece o local da gravação, mostrando um ambiente externo público. As vozes criticam e elogiam a iniciativa de mostrar como é a filmagem de uma história.

Cena 7:
Volta à cena no palco e apresenta todos os atores participantes. Essa cena é intercala com a apresentação dos aplausos da plateia. Depois da apresentação, o repórter desce na plateia e entrevista diferentes espectadores. Esses expectadores comentam sobre o que acharam da gravação.  No final sugerem a ideia de serem atores, pois falam como os atores que estavam no palco quando dizem “Seria ótimo, seria”. Aparecem os créditos.

Élem Aleixo - RGM: 64079
Joyce Gomes - RGM: 61096
Patrícia Moreno - RGM: 56570

7° semestre A - Pré - Produção RTV
Professor:  Claudio Ferraraz
Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda
Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

2 comentários:

  1. Olá Joyce, na verdade eu esperava por uma decoupagem que detalhasse os número e tipos de ângulos usados em cada sena, coisas mas tecnicas e ñ apenas a descrição. Voçê tem algum artigo nesse estilo? grata pela ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Olá Joyce, na verdade eu esperava por uma decoupagem que detalhasse os número e tipos de ângulos usados em cada sena, coisas mas tecnicas e ñ apenas a descrição. Voçê tem algum artigo nesse estilo? grata pela ajuda.

    ResponderExcluir