19 de janeiro de 2010

Análise do livro – Português: Idéias & Linguagens (8º série, unidade 2)


A unidade se inicia com a ilustração de um romance persa do século XV que retrata como o amor pode estar presente na literatura e na arte. A proposta é para que o aluno sugira um título para a cena. Nota-se que está de acordo com Saussure (s/d) ao apresentar uma frase definindo o amor juntamente com um manuscrito (figura), pois, a linguagem é um campo muito mais amplo do que a língua/fala. A linguagem está bem além dos anos, séculos, das nações... É através dela que incita o aluno a utilizar a fala para expor as suas idéias que acumulou durante os anos de vida, pois, o professor pode contar com essa “bagagem” e prosseguir com o conteúdo.

Em seguida, Delmanto e Castro (2001) utilizam o texto, “Amor” (Rachel de Queiroz), em que o aluno verificará se há palavras desconhecidas afim de obter uma melhor compreensão do vocabulário. Mais uma vez está de acordo com Saussure (s/d), pois, por menor que seja, o signo lingüístico faz a diferença na hora da compreensão. Para assimilar, o aluno precisa estar em contato com a imagem acústica do som (significante) para produzir o conceito (significado). Se não houver a noção de um ou outro, não haverá a compreensão daquilo que o livro tenta transmitir, consequentemente, a comunicação ficará nula.

Borba (1967: 259) diz: “A pronúncia, as formas gramaticais e o léxico podem evoluir separadamente e sob a ação de causas diferentes. Certas línguas renovam seu vocabulário sem que a fonética e a morfologia se modifiquem. (...) O vocabulário é o elemento mais concreto e mais móvel da língua. Seu estudo pode ser encarado do ponto de vista sincrônico (...)”.

Assim como o vocabulário, a interpretação do texto é voltado para o sincronismo. Mas, ainda com relação ao estudo do vocabulário, percebe-se que Delmanto e Castro (2001) apresentam um dado que foi baseado no Círculo Lingüístico de Copenhague (CLV) em que o dinamarquês Hjemsley, com base na teoria de Saussure (s/d), estabelece uma oposição entre denotação e conotação para representar a separação entre a razão e a emoção. Em determinados momentos, a unidade apresenta exercícios estruturalista, ou seja, oferece modelos para melhor fixar a gramática.

Ainda complementando o tema “Amor”, o segundo texto, retirado de uma revista, apresenta uma interpretação intertextual com a finalidade de que o aluno compare as duas idéias para, posteriormente, com base nas propostas, debater e expor as conclusões referente as diferenças e semelhanças textuais. Para Fávero e Koch (1985) o objeto de estudo da lingüística textual é o texto, ou seja, em sua forma específica de manifestação da linguagem, pois, existe a análise transfrástica e uma reflexão sobre a construção das gramáticas textuais.

Na produção de texto, Delmanto e Castro (2001), fazem citações dos tipo textuais para que o aluno faça uma distinção entre os textos sugeridos no exercício. Há também uma proposta de redação. O aluno deverá escrever uma carta argumentativa, seguida de uma revisão em que se auto avaliará a partir de tópicos sugeridos.

A partir desse ponto, observa-se que a escrita, embora falhe em determinados momentos por não ser exatamente igual a fala, apresenta uma característica típica desta, segundo Saussure (s/d: 142): “em virtude de seu encadeamento, relações baseadas no caráter linear da língua que exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo”.

Convencionou-se dizer que a sintaxe faz parte da gramática encaixando-se nas relações sintagmáticas, ou seja, usufruindo da língua em seu momento e não em sua história. Então Orlandi (1992:41) diz: “Chomsky elege a Gramática Transformacional como a mais adequada, a que melhor responde às exigências necessárias para dar conta das estruturas (sintáticas) da linguagem”. Nota-se, no estudo da língua, nos conteúdos gramaticais, que está sendo inserido um conceito sobre o período composto por subordinação. Para Borba (1967:255): “a causa do aparecimento da subordinação é puramente intelectual, pois, seu desenvolvimento e aperfeiçoamento é um traço próprio das línguas mais evoluídas, que procuram expressar o pensamento de maneira mais sólida”.

Os exercícios gramaticais ainda são baseados no estruturalismo, pois, observa-se que os modelos as serem seguidos são importantes para o desenvolvimento cognitivo. Entretanto, verifica-se que no decorrer das atividades há, também, uma reincidência deste, visto que, o processo é de livre escolha para o aluno.

Nesta unidade, Delmanto e Castro (2001) ainda empregam um breve estudo sobre a questão do hífen e trazem alguns exercícios para a fixação deste. Mas vai além, pedindo ao aluno que na hora da dúvida consulte um bom dicionário ou uma gramática. Portanto Saussure (s/d: 156) não estava enganado ao afirmar que “a Gramática estuda a língua como um sistema de meios de expressão; quem diz gramatical diz sincrônico e significativo, e como nenhum sistema está a cavaleiro de várias épocas ao mesmo tempo, não existe, para nós, “Gramática histórica”; aquilo que se dá tal nome não é, na realidade, mais que a lingüística diacrônica”.

E por último, Castro e Delmanto (2001) sugestionam livros para o aluno que gosta de ler histórias de amor, um teste para que reflita sobre os “sintomas” da paixão e finaliza a unidade com uma história em quadrinhos para a breve diversão dos alunos.

REFERÊNCIAS

BORBA, F. S. Introdução aos estudos lingüísticos. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1967.

CASTRO, M. C. e DELMANTO, D. Português: Idéias e linguagens (8a série). São Paulo: Saraiva, 2001.

FÁVERO, L. e KOCH, I.V. Lingüística Textual. São Paulo: Cortez, 1985.

ORLANDI, E. O que é Lingüística. São Paulo: Brasiliense, 1992.

SAUSSURE, F. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, s/d.



Marli Bastianelli RGM: 153.157
Joyce Cristina Leme Gomes 163.388
Prof. Sônia Alvarez - Lingüística A - 3ºLN - Data: 20-05-03 - Universidade Braz Cubas – Letras

2 comentários:

  1. poderia ser mais especifica quando se fala de um livro de português para alunos da 8ª serie, não entendi nada do que você esta querendo passar.

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  2. Isso é uma análise baseada na linguistica. A lingguistica é algo confuso. A minha professora gostou da análise, pois a nota foi alta. E isso é o que vale.

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