24 de setembro de 2009

TV Aberta – As ações dos veículos que compõem a grande mídia do Brasil.


A revista PropMark produziu uma coletânea especial abordando as diferentes emissoras de televisão aberta, pois estas tem sido o grande alicerce da propaganda brasileira. A revista intitulada “TV Aberta: As ações dos veículos que compõem a grande mídia do Brasil”, objetiva mostrar e informar algumas estratégias que estão sendo utilizadas para manter e captar novos consumidores, além de diferenciar a política de empresa de cada emissora.. As informações estão dispostas na revista dentro de 42 páginas e divididas de acordo com as emissoras: Globo. Bandeirantes, Cultura, Gazeta, MTV, Record, Rede TV e SBT.



Segundo a revista, a Globo está entre as 5 maiores emissoras do Brasil devido a sua quantidade e a qualidade dos seus programas. A emissora foi fundada pelo Sr. Roberto Marinho em abril de 1965. Atualmente, a sua programação aborda diversos temas culturais, educacionais, informativos e entretenimentos e é transmitida a mais de 5 mil municípios devido as suas afiliadas. A emissora Bandeirantes está voltada ao jornalismo, transmitindo informações na televisão, na internet e no rádio o maior tempo possível, pois seu intuito é deixar o telespectador bem informado o mais breve possível a respeito de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. A Cultura é a TV que “faz bem”, pois visa proporcionar programas mais educativos, informativos ao seu telespectador devido a sua preocupação com a “Responsabilidade Cultural”. Atualmente a emissora está se adaptando à modernização, procurando e realizando alterações na esfera cibernética para assim oferecer um serviço significativo ao internauta. A Gazeta foi fundada no dia 25 de janeiro de 1970, tem a sua sede na Av. Paulista, é transmitida há 300 municípios brasileiros além de ser transmitida a todo Brasil pelo satélite digital e analógico. Atualmente a sua programação baseia-se na tríplice “Variedades, jornalismos e esportes”. A MTV está a quase 20 anos transmitindo videoclipes para todo o Brasil. E atualmente está mixando a sua programação musical com programas de entretimentos voltados para o público de 18 a 29 anos como o programa “Descolados”. Essa emissora estimula o contato do telespectador através do envio de SMS, onde este será transmitido posteriormente durante o programa em que ele (o consumidor) estiver assistindo. A Record e a SBT estão batalhando pelo segundo lugar da audiência. O slogan da Record é “Público ligado nas telas” e com isso, ela vem investindo tanto nas telas quanto na internet. A Rede TV completa a sua primeira década de vida no dia 15 de novembro e o seu objetivo de transmissão é a classe A, B, C, D, E e não possui novelas em sua grade. Quanto ao SBT, está disputando com a Record pela vice-liderança e, cada vez mais, perdendo a sua audiência.


A revista especial PropMark faz uma abordagem bem significativa a respeito das emissoras.abertas e explicita muito bem as ferramentas estratégicas que elas estão realizando para captar e ampliar a sua audiência. Atualmente, elas estão perdendo lugar para as emissoras fechadas. E isso faz com que elas briguem entre elas para que mantenham um nível na sua audiência, mas em muitas vezes, elas recorrem a programas apelativos alienando o seu telespectador. A mídia é uma indústria cultural, pois visa produzir cultura com o intuito de vendê-la. Mas quando essa cultura produzida se volta mais a educação, ela perde o chamariz e tenta sobreviver por entre as emissoras maiores. É o que acontece com a TV Cultura que, recentemente, anunciou que atrasaria o pagamento de seus funcionários devido às duas dificuldades financeiras. Será que não há um meio de sanar essa dificuldade financeira com o intuito de salvar a emissora aberta mais educativa do Brasil?


Percebe-se também que houve um aumento significativo de emissoras e/ou horários destinados a “pregação da palavra”, e como muitos sabem, a Record é um desses canais, pois é “comandada” pela Igreja Universal. Recentemente, saiu uma notinha no site Ad News que um dos diretores do SBT entrou na justiça para que esta puna, de alguma forma, as emissoras e afiliadas que ultrapassam o limite de tempo estipulado em lei com o intuito de “arrebanhar mais ovelhas para o seu rebanho”, ou seja, há emissoras extrapolando no quesito religioso.


A TV aberta é um veículo de comunicação que visa atingir a todos da sociedade e elas, juntamente com as suas equipes, buscam melhorias para que agradem a sua audiência, e em muitos dos programas realizados são ótimos, visto que é difícil “agradar gregos e troianos”. Mas será que ela não está perdendo a vez para a internet? Pois, como sabemos, a internet é um veículo de comunicação, onde o seu consumidor busca o que exatamente precisa e quer saber, ou seja, é direcionada ao interesse particular, coisa que não acontece com a televisão.


Em suma, conhecer as estratégias de marketing de cada emissora é eficaz para compreender o que elas estão transmitindo nesse veículo de comunicação (a televisão). Sendo assim, ler essa edição especial da PropMark é interessante e recomendável àqueles que desconhecem e gostariam de conhecer mais sobre o Marketing presentes nas emissoras abertas.



REFERÊNCIA:

PROPMARK ESPECIAL. Editora Referência, Ano 15, Nº 171, Agosto 2009.

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